História

 

 

Uma história de pioneirismo e excelência


A Grama Pontal começou a ser produzida no início de 1990, na fazenda Pontal 1, em Nova Alvorada do Sul/MS, pelo então pioneiro Paulo Miranda.

Apesar das barreiras de mercado, impostas pelos importadores de gramas de outros Estados, em 1993, a Grama Pontal já estava na maioria das obras e viveiros da região, com custo muito inferior e qualidade aprimorada a cada dia. Bastou apenas mais dois anos para a Grama Pontal ser a preferida pelo mercado de Campo Grande/MS.

O ano de 1994 é marcado pelo falecimento do fundador, Paulo Miranda. Os filhos assumem a gestão, dando continuidade ao sonho do pai de fazer da Grama Pontal uma empresa de excelência. No ano seguinte, é lançada a primeira loja direta da fazenda no país, personalizando a venda para cada cliente. Também é implantado o sistema de cultivo intensivo, que permitiu atingir um dos maiores patamares de qualidade do país.

Em 1998 é instalada uma nova grameira. A Fazenda Pontal 2, apenas 12 km de Campo Grande/MS, aumenta a produção, melhora a logística, dinamiza a exportação/entrega para o Norte do Brasil e viabiliza a produção e o desenvolvimento de novas variedades. Cinco estados passam a ser atendidos: MS, MT, SP, GO e RO - com diversos revendedores autorizados, clientes cadastrados e milhões de m² comercializados.

O distrito industrial de Indubrasil, em Campo Grande/MS, recebe a Fazenda Pontal 3, em 2003. Entre 2005 e 2008, a produção passa por uma modernização com nova frota de tratores, roçadeiras, pivôs de irrigação e colheitadeiras mecanizadas. Os tapetes passam a ser comercializados em 62,5 cm x 40 cm, quatro unidades por metro quadrado, acondicionados em pallets, seguindo uma tendência internacional.

 

Aliado a isso a Fazenda Pontal  4 é adquirida para ser a principal unidade de produção melhorando a produtividade e qualidade. Com a centralização da sua produção, a unidade de produção do Indubrasil é desativada em 2016.

 

A Grama Pontal completa 26 anos de mercado, em 2018, Atualmente a Grama Pontal conta com duas unidades de produção, escritório em Campo Grande e Cuiabá, atende mais de 200 municípios e comercializa 4 variedades de grama: Esmeralda, Bermuda, Japonesa/Chinesa e São Carlos Plus.