Geada tem Jeito! Saiba como proteger seu gramado.

Geada tem Jeito! Saiba como proteger seu gramado.

A previsão do tempo já indica: vem frio intenso por aí e com ele, as geadas. Mas e agora? Como proteger o gramado?

A geada é um fenômeno atmosférico de baixa temperatura que traz muita preocupação por conta da sua capacidade de provocar danos severos às plantas, principalmente o gramado que você cuida com tanto carinho.  A geada ocorre quando as temperaturas do ambiente (próximas a 0 °C) têm a capacidade de congelar o conteúdo celular das plantas.

Mas como proteger meu gramado da geada? Calma que aqui vão algumas ações simples que podem ajudar a combater a geada:

  1. Irrigação: molhar a grama ajuda a controlar os danos da geada por aumentar a temperatura da superfície das folhas, não deixando que elas congelem. Mas para essa prática funcionar, é preciso irrigar a grama durante ou logo após o período de formação do orvalho (primeiros minutos da manhã). Por exemplo: se os primeiros raios de sol saem às 05h00, o ideal é molhar a grama ou ligar o sistema de irrigação por volta das 04h30. Isso irá impedir o congelamento do orvalho, preservando as folhas.
  1. Também é necessário prestar atenção no horário das regas. Nas épocas de frio, o ideal é molhar a grama sempre no período da manhã. Evite molhar a planta no final da tarde ou início da noite pois, se ocorrer geada, a presença da água residual vai potencializar a queima da grama pelo congelamento.
  1. Cobertura com composto orgânico: já fizemos um post aqui sobre os cuidados com a grama no frio. Uma das dicas é, em situações de frio extremo com previsão de geadas fortes, cobrir o gramado por um composto orgânico. A mistura irá servir como uma camada de proteção à folhas do gramado.

Agora que você já sabe como proteger o gramado da geada, coloque o despertador para pular cedo da cama e combater a geada.