Baixou a temperarura? A Grama Pontal tem dicas quentes para você cuidar do seu gramado no frio.

Baixou a temperarura? A Grama Pontal tem dicas quentes para você cuidar do seu gramado no frio.

O que acontece com o gramado no outono e no inverno? A grama entra em um processo conhecido como transição ou dormência. Isso acontece para que ela sobreviva às temperaturas baixas, ou seja, ela cresce em ritmo lento e poupa energia para suportar os dias mais frios.

#1. Diminua a Frequência de corte:

A grama cresce menos no inverno, porém, deve-se manter a altura ideal de corte ou somente 1 a 2 cm maior. Se a grama fica muito alta, pode ocorrer excesso de umidade e faltar oxigenação para as raízes e rizomas (caules) que podem apodrecer ou amarelar surgindo falhas ou áreas amareladas no gramado.

#2. Continue molhando a sua grama:

Mesmo sem o calor, a grama continua precisando de água. Um gramado sem irrigação fica fraco e amarelado. No inverno, procure regar a grama no período da manhã ou início da tarde. Isso estimula o metabolismo da grama e evita o excesso de umidade e o surgimento de fungos.

#3. Remova as ervas daninhas

No inverno, a grama está mais fraca e as ervas daninhas aproveitam para atacar e podem germinar sementes em todo o seu gramado. Retire imediatamente a planta COM AS RAÍZES, utilizando um removedor de inço ou uma faca comum. Deixar para depois pode ser pior.

#4. Realize adubação adequada

Não utilize adubos com alta concentração de nitrogênio. O ideal é menos nitrogênio e mais potássio e micronutrientes. O potássio irá ajudar na resistência ao pisoteio e à falta de água. Procure formulações NPK 00.00.30 ou similar + Micronutrientes. E depois de adubar, não se esqueça: molhe bastante a área adubada.

#5. Crie uma camada de proteção

Em invernos rigorosos, é recomendável cobrir o gramado com composto orgânico para protegê-lo. Pode ser utilizada uma mistura de 40 % de terra SEM ARGILA, 30 % de areia e 30 % de matéria orgânica. Esta cobertura deve ser feita nos meses de julho ou agosto, com espessura de 5 a 10 mm, sem “sufocar” a grama.

 

Pronto, agora você já sabe como manter o seu gramado sadio durante todo o inverno. E claro, faça chuva ou faça sol, frio ou calor, conte com a equipe da Grama Pontal para orientar você.