Começa a temporada mundial de grama no tênis

CAMPO GRANDE NA VANGUARDA!

Enquanto começa a temporada mundial de grama no tênis, CAMPO GRANDE vai na VANGUARDA

A GRAMA PONTAL teve o prazer de executar uma quadra de grama no condomínio Terras do Golfe com a variedade BERMUDA TIFWAY 419, portanto Campo Grande tem o orgulho de ter uma das 4 quadras de tênis de Grama existente no Brasil!  mas você sabe que grama?!

As vésperas do tao famoso torneio de Wimbledon começa uma serie de torneios realizados no piso de grama natural, como ATP 500 de Halle. Stuttgart, s-Hertogenbosch, Queen's. Entre as mulheres temos o tradicional Premier de Birmingham, WTA de Mallorca, na semana anterior a Wimbledon, acontece ainda o forte Premier de Eastbourne. Sete das top 10 estarão em ação.

Durante um mês, os principais nomes do circuito se distribuem pelos torneios que levam até o terceiro Grand Slam do ano, em Wimbledon. Um detalhe da temporada é que  os Líderes do ranking, Novak Djokovic Rafael Nadal optaram por outra estratégia. A menos que aceitem convite para algum evento, eles jogarão apenas Wimbledon na temporada de grama.

Mas não são apenas os tenistas que trabalham para chegar em boas condições, em seus torneios, isso mesmo, as quadras de grama recebem um tratamento diferenciado para dar qualidade ao espetáculos.

Frio ou Calor

O mundo das gramas podem ser divididos basicamente por gramas de clima Frio e gramas de clima Quente

As gramas de clima frio são desenvolvidas tanto em forma natural como em laboratório, e comercializadas em sementes e em tapetes (em lavouras semeadas pós inverno) As gramas consideradas de clima frio possuem um processo diferenciado de síntese de carboidratos (dióxido de carbono), e que não permite a elas sobreviver em altas temperaturas. São gramas de propagação via semente, muitas delas utilizadas especificamente em sistema de overseeding, isto é, semeadura sobre uma outra grama pré-estabelecida. Podem ser usadas em gramados residenciais e esportivos. Tem ótimo poder de germinação, verde intenso, e respondem bem à adubações balanceadas. Pouco utilizadas no Brasil, a não ser em situações específicas, como campos de golfe e outros gramados esportivos de regiões mais frias do Sul do país, justamente durante o inverno, onde a menor insolação e baixas temperaturas reduzem a qualidade das gramas de clima quente aí instaladas. São amplamente utilizadas nas regiões mais frias dos EUA, onde existem mais de 560 variedades disponíveis no mercado. Não toleram déficits hídricos, exigindo irrigação equilibrada e constante. As principais espécies são;

  • Kentucky Bluegrass – Poa pratensis L.
  • Perennial Ryegrass – Lolium perenne L
  • Tall fescue – Festuca arundinacea Schreb.
  • Fine Fescues – Festuca longifolia Thuill.
  • Creeping Bentgrass – Agrostis palustris Huds.
  • Annual Bluegrass – Poa annua L.
  • .Annual Ryegrass – Lolium multiflorum Lam.
  • Orchardgrass – Dactylis glomerata L.
  • Smooth bromegrass – Bromus inermis Leyss.
  • Timothy – Phleum pratense L.
  • Weeping alkaligrass – Puccinellia distans (L.) Parl.

 

As espécies de Grama de Clima Quente são as que mais se adaptam ao clima do Brasil, e se caracterizam por não possuírem capacidade de entrar em dormência em longos invernos de temperatura abaixo de zero, e se regenerar após este período. Ao contrário, possuem capacidade de se desenvolverem em altas temperaturas, sendo que algumas variedades toleram geadas esporádicas e outras espécies toleram baixas temperaturas, mas sempre acima de zero. Assim sendo, uma vez que o clima subtropical e tropical, não há longos períodos de temperaturas abaixo de zero, ou ocorrência de nevascas, predominam no Brasil as variedades de Grama de Clima Quente.

 Há seis espécies consideradas como as principais espécies de Clima Quente:

  • - Santo Agostinho Stenotaphrum secundatum
  • - Bermudas Cynodon spp.
  • - Zoysias Zoysia spp.
  • - Centipede Eremochloa ophiuroides
  • - Bahia ou Batatais Paspalum notatum
  • - São Carlos ou Curitibana Axonopus compressus
  • - Kikuio Pennisetum clandesinum
  • - Seashore paspalum Paspalum vaginatum

- Buffalo grass Buchloe dactyloids

São desenvolvidas pelo método de seleção natural e comercializadas principalmente em tapetes apesar de haver variedades em sementes.

Normalmente as quadras de grama além de receber um tratamento diferenciado, tem seu uso reduzido em comparação com os demais pisos. Mas tem um charme especial, e para isso todo cuidado para que nos torneios a resistência esteja fortalecidas o desgaste reduzido.

WIMBLEDON

As gramas escolhidas para o palco do Grand Slam é uma mistura de variedades, isso mesmo, um “Blend” de gramas, são elas: PERENNIAL RYEGRASS e 30% CREEPING RED FESCUE.

 

REFERENCIA BIBLIOGRAFICA:

https://revistatenis.uol.com.br/artigo/confira-os-torneios-de-grama-que-estrelas-do-tenis-disputarao-de-olho-em-wimbledon_16089.html

http://infograma.com.br/wp-content/uploads/2015/10/PRINCIPAIS-ESP%C3%89CIES-E-VARIEDADES-DE-GRAMAS.pdf