DÚVIDAS FREQUENTES

É possível aplicar os tapetes de grama sobre o barro?

Embora não seja indicado, é possível. A melhor opção é que a grama seja plantada em solo coberto com terra enriquecida com substrato orgânico.

 

A grama plantada é resistente ao pisoteio?

Em condições normais, a grama apresenta boa resistência. No entanto, condições extremas, como shows ou uso de maquinários pesados sobre ela, certamente causarão danos.

 

É possível pisar na grama logo após sua aplicação?

Não. Enquanto não ocorrer o completo enraizamento dos tapetes de grama no local aplicado, deve-se evitar pisar no local, exceto para executar os procedimentos de manutenção.

 

Com qual periodicidade a grama deve ser aparada?

Assim como o frequente corte dos cabelos os deixam mais fortes, a grama deve ser aparada periodicamente para manter sua beleza e robustez. Recomenda-se em média um intervalo de dez dias a cada corte. Mas este intervalo pode variar de acordo com as estações do ano. Da metade do outono ao início da primavera, ocorre a hibernação vegetal, quando o crescimento vegetativo diminui até quase a parar.

 

Deve-se colocar substrato sobre a grama?

Este é um importante procedimento que serve como adubação orgânica e é muito importante para se ter um bom gramado. Deve ser feito ao menos uma vez por ano com acompanhamento técnico de Engenheiro Agrônomo para orientar na quantidade e forma de colocação do substrato.

 

Quantos centímetros de terra são necessários para aplicar os tapetes de grama?

Ao menos três centímetros, que somados aos dois centímetros do tapete de grama formarão a altura final do solo de sobrevivência mínima do gramado.

 

A grama é resistente as fezes de animais?

Sim, mas as fezes precisam ser logo removidas. A partir de dois dias, as fezes entram em processo de fermentação e podem queimar o local onde estão depositadas.

 

Quanto tempo dura a grama plantada à sombra?

As gramíneas exigem luz solar abundante, portanto, áreas cobertas ou sombreadas não são recomendadas. A grama acabara morrendo em mais ou menos tempo, dependendo apenas de o quanto ela está privada de luz. Nestas áreas deve-se aumentar a altura da poda.

 

Em locais de praia, os tapetes de grama podem ser aplicados diretamente sobre a areia?

Diretamente, não. É preciso que se aplique uma camada de solo orgânico de pelo menos cinco centímetros. Ademais, será necessária irrigação abundante até que ocorra o total enraizamento.

 

O que pode ser feito quando a grama está muito amarelada?

Depende da razão do amarelamento. Pode ser por doença, falta de irrigação ou manutenção indevida. Em todos os casos, recomendamos contratar os serviços de profissional agrônomo.

 

É possível irrigar a grama apenas uma vez por semana?

Não. Como a grama é composta de ¾ d’água, é necessário irrigá-la diariamente, exceto nos dias chuvosos. Somente assim pode-se ter um gramado belo e forte.

 

Por quanto tempo os tapetes de grama podem ficar armazenados sem plantar?

Os tapetes podem ser armazenados por até três dias após sua colheita na fazenda sem qualquer comprometimento. Após este período, a grama começa a apresentar sinais cada vez maiores de comprometimento. Assim sendo, para evitar seu desnecessário armazenamento, recomenda-se receber a grama somente após o completo preparo do solo.

 

Com qual periodicidade é recomendável que se faça a adubação?

É recomendável que sejam feitas ao menos uma adubação orgânica e outra química por ano. Mas caso seja percebida a carência de nutrientes, pode-se realizar nova adubação a qualquer momento. Lembre-se, a grama conversa conosco através de sua aparência. Observe-a atentamente e escute suas necessidades.