GRAMAS

Grama Bermuda - Cynodon Magenissi Tifway 419


Indicações:
Uma das melhores opções para campos de futebol, golfe (Tee e Fairways) e espaços esportivos. Muito procurada para paisagismo em geral e gramados residenciais, desde que seus proprietários estejam cientes e dispostos a investir em poda, nutrição e irrigação.

Características:
Grama de crescimento estolonífero-rizomatoso, caracterizada por ter uma cor verde intensa e folhas de textura finas a médias. Tem um crescimento vertical e lateral intenso, formando um gramado denso, seus rizomas e estolões são mais macios e delicados. É uma variedade vigorosa que se estabelece rapidamente após o plantio e com grande poder de regeneração e resistência ao pisoteio.

Diferencial:
Grande resistência ao pisoteio e alto poder de regeneração, apesar de ser muito macia.

Cuidados Especiais:
Podar sempre que a altura de corte for superior a 20 mm. Manter suplementação em adubação pela sua exigência devida seu alto potencial de recuperação e consequentemente consumo. Cuidar a umidade e manutenção. Evitar áreas de má drenagem e compactação.

Origem:
A grama Bermuda, como o próprio nome sugere, é uma espécie vinda das Ilhas Bermuda. As variedades primitivas são originárias da África, de onde foram introduzidas nos EUA em 1751. A grama Tifway 419 é uma Bermuda Híbrida, cruza de Cynodon dactylon e Cynodon transvalensis.  

Curiosidade:
No Brasil estamos assistindo uma substituição gradual Esmeralda pela Bermuda nos campos de futebol. Maracanã (RJ), Arena Pernambuco (PE), Mineirão (MG), Mané Garrincha (Brasília), Fonte Nova (BA), Castelão (CE), Vila Belmiro (SP), já possuem esta grama. A maioria dos campos de golfe já são formados por ela, como Golf – TRANSAMÉRICA, em Comandatuva/BH e Golf – CLUBMED, em Troncoso/BH. Mas é nos EUA que ela é mais utilizada e difundida em gramados esportivos.